Brasil envia 100 toneladas de medicamentos para a Venezuela

Ação visa apoiar venezuelanos após ataque e destruição de centro médico

09/01/2026 às 10:16
Por: Redação

O Ministério da Saúde do Brasil anunciou o envio de 100 toneladas de medicamentos e suprimentos de saúde à Venezuela. A ação tem como objetivo auxiliar a população venezuelana após a invasão militar dos Estados Unidos, ocorrida no sábado, 3 de janeiro, que resultou na captura do presidente Nicolás Maduro e destruição de um importante centro de distribuição de medicamentos.

 

Na remessa inicial, serão enviadas 40 toneladas de medicamentos, priorizando cerca de 16 mil pacientes que necessitam de hemodiálise e ficaram sem atendimento devido ao ataque em Caracas.

 

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou que essa doação não compromete o atendimento dos 170 mil pacientes de diálise no Brasil, uma vez que os estoques nacionais estão em nível seguro. Ele lembrou que a Venezuela forneceu ao Brasil 130 mil metros cúbicos de oxigênio durante a pandemia como um gesto de solidariedade.

 

Em carta direcionada a Magaly Gutiérrez, ministra da Saúde venezuelana, Padilha reafirmou o compromisso do Brasil em garantir cuidados médicos aos venezuelanos, especialmente aos pacientes de diálise afetados pela destruição.

 

Os insumos, fornecidos por doações de hospitais universitários e filantrópicos brasileiros, incluem medicamentos de uso contínuo, filtros, linhas arterial e venosa, cateteres e soluções para hemodiálise. As doações ficarão armazenadas em Guarulhos (SP) até que sejam enviadas à Venezuela.

© Copyright 2025 - São Luiz News - Todos os direitos reservados