LogoSão Luiz News

Mais de mil resgates realizados no litoral do Rio durante carnaval

Corpo de Bombeiros oferece orientações para segurança dos banhistas no mar

18/02/2026 às 10:04
Por: Redação

O número de ocorrências de resgates no mar realizados pelo Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro superou a marca de mil desde a última sexta-feira, dia 13. O aumento no efetivo de salva-vidas nas praias foi uma medida adotada pelo Corpo de Bombeiros em resposta ao crescimento significativo de banhistas durante o período de carnaval.

 

Com a chegada do verão, muitos salva-vidas têm atuado em postos móveis, que podem ser reposicionados conforme a movimentação dos visitantes e as condições marítimas. Além disso, tecnologias como drones equipados com câmeras térmicas e de alta resolução foram empregadas para localizar pessoas em perigo com mais eficiência.

 

O tenente-coronel Fábio Contreiras, porta-voz do Corpo de Bombeiros, recomenda que os banhistas fiquem atentos às bandeiras indicativas do nível de perigo. Ele enfatiza que as áreas com bandeira verde são seguras, devendo ser a preferência dos visitantes, especialmente próximas aos postos de salva-vidas.

 

"Em geral, a bandeira vermelha é um local onde nós temos uma vala, uma corrente de retorno na frente. Jamais mergulhar nesses locais. Se você for surpreendido por uma corrente de retorno, a recomendação principal é buscar nadar para os lados, até você conseguir voltar para a parte rasa da praia com a força das ondas. Se você não souber nadar, a orientação é acenar com os braços, porque os nossos guarda-vidas são treinados para identificar esse sinal e promover o seu socorro mais rápido possível"


 

Contreiras destaca que o risco aumenta à noite e com o consumo de álcool. Segundo ele, "Álcool e mergulho não combinam. O nosso equilíbrio e o nosso reflexo ficam muito prejudicados e a chance de afogamento é muito grande. O banho noturno não recomendado em nenhum local do mundo. A visibilidade fica muito reduzida e as chances de afogamento aumentam muito."

 

Outro ponto de preocupação são as áreas com pedras e encostas, onde pessoas podem sofrer quedas ou serem puxadas pelas ondas, mesmo ao tentar tirar fotos próximas à beirada.

© Copyright 2025 - São Luiz News - Todos os direitos reservados